Lúcio Cardoso Dias |
A Primeira Equipe
Em 1954 o GAO disputou seu primeiro campeonato. Ainda sem campo próprio, jogou seus jogos no campo do seu rival, o GESB. A equipe do GAO contava com atletas locais e jogadores oriundos de cidades vizinhas, principalmente de Porto Alegre. Esses atletas não residiam em Osório, eles aqui vinham apenas para treinar e jogar; às vezes, chegavam no dia do jogo.
De pé: Kelly, Pereirinha, Kildo, Remião, Jandir e Quati
Agachados: Quero-Quero, Plauto, Amarante, Natal e Adãozinho
Ano: 1954 - Local: Campo do GESB - Foto: Enedir Bach
O primeiro título
Jogando sua segunda competição, em 1955, o GAO venceu o seu primeiro título, derrotando o União e o GESB. Foi o início de uma série de conquistas. O time chegou ao tetracampeonato municipal, ganhando consecutivamente os título de 55, 56, 57 e 58.
De pé: Jaime Furtado (Dir), Milton, Manfredini, Quati,
Pereirinha, José Edil, Delton e Remião (Tec)
Agachados: Espingarda, Plauto, Rebolo, Temi e Adãozinho.
Ano: 1955 - Local: Campo do GAO
Em breve os campeonatos conquistados na década de 60 e os campeonatos estaduais da amadores.
O título do Centenário de Osório
O Campeonato Municipal de 1957 foi especial. O Município de Osório chegava aos seus 100 anos de existência. A cidade estava em festa. O GAO, fundado há quatro anos, iniciava uma história de conquistas. Havia vencido os campeonatos de 55 e 56. A equipe já contava com campo para mandar seus jogos. A área era arrendada, no centro da cidade, onde hoje existe o prédio do Edifício Biarritz, na Rua 07 de setembro esquina com a R. Firmiano Osório.
O GAO levou a melhor, sagrando-se Campeão do Centenário do Município. Alexandre Renda era o presidente; Orlando Silva, Jaime Furtado, Nelson Rolim e Nage Mamed eram dirigentes. Na foto abaixo,de um jogo festivo de colocação de faixas, originalmente postada no site http://www.carlosadib.com.br, há alguns jogadores não identificados. Nota-se, ainda, a presença feminina com a rainha Haidé Mamed e a madrinha Zita.
Em breve os campeonatos conquistados na década de 60 e os campeonatos estaduais da amadores.
Leia também as matérias especiais sobre a Marshmallow; O artilheiro de Cr$ 5 mil; 1982- GAO retoma o caminho das conquistas.
Conheça um pouco mais de história dos clubes de Osório, no site do Carlos Adib.